Como Começar um Negócio Lucrativo de Brigadeiro Gourmet
Se você chegou nesse post é porque sabe que é possível começar um negócio lucrativo de brigadeiro gourmet.
Mas para você ter sucesso nessa empreitada, alguns fatores precisam ficar claros pra você.
Você já sabe que dá pra ganhar dinheiro, mas como ganhar esse dinheiro é a questão. E é aí que esse post pode te ajudar.
Alguns fatores que você precisa considerar ao vender brigadeiros gourmet:
- Receitas;
- Processo de produção;
- Padronização;
- Armazenamento;
- Validade;
- Embalagens;
- Canais de vendas;
- Divulgação.
- Investimento inicial.
Todos esses fatores podem te levar ou sucesso ou ao fracasso ao vender seus brigadeiros gourmet. Então vamos aqui comigo pra você entender como cada um deles pode fazer a diferença.
Receitas
Parece básico, mas não é, uma receita que funcione e traga bons resultados faz diferença sim.
Receitas, são as instruções que explicam que ingredientes levam determinado prato, a quantidade de cada ingrediente e a forma como este se deve confeccionar.
As receitas indicam o procedimento adequado para que o prato em questão seja saboroso.
Não e apenas um amontoado de ingredientes, a receita determina não só quais ingredientes, mas também a quantidade, a ordem que eles são incorporados, a forma que eles serão manuseados, o tempo de cozimento, a temperatura, e até depois de cozido, o tempo e a temperatura de descanso.
Os ingredientes das receitas não estão ali por acaso, um brigadeiro feito com base de chocolate amargo, provavelmente levará um confeito mais doce para equilibrar esse amargor, ou um pouco mais de manteiga ou creme de leite para equilíbrio da textura e brilho.
Já um feito com chocolate branco, provavelmente levará menos manteiga ou menos creme de leite, já que o chocolate branco tem uma quantidade de gordura maior que o chocolate amargo.
É a receita que dita o equilibro entre os ingredientes, mais ácido, mais doce, mais amargo, mais macio…. é por causa da receita, que temos diferentes doces feitos a partir da mesma base de ingredientes, mas com resultados tão diferentes.
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Processo de produção
Sabe aquele brigadeiro que você chegou no ponto certo no cozimento, mas depois de frio ele grudou todo na mão na hora de embolar?
Ter bons ingredientes e desconhecer os processos de produção, não lhe trarão resultados satisfatórios.
Saber quais os melhores utensílios a serem usados no preparo do seu brigadeiro gourmet, o tempo de cozimento de cada receita, a temperatura ideal, de cada ingrediente antes, durante e depois do processo, fará diferença no produto final.
Um brigadeiro que leva corante durante o processo de cozimento, por exemplo, tem tempo de cozimento diferente de um que leva corante após o processo de cozimento.
Por isso é importante seguir e conhecer cada receita e seus processos de produção, para começar com o pé direito seu Negócio Lucrativo de Brigadeiro Gourmet.
Padronização
A padronização fará com que seu cliente reconheça seu brigadeiro gourmet.
Algumas padronizações, são de regra, como tamanho ideal para festas e eventos, venda de rua e vendas para datas comemorativas ou personalizados.
Mas existe uma padronização que é invisível aos olhos e essa padronização é a qualidade dos seus ingredientes.
Sabe aquela promoção imperdível de um leite condensado inferior ao que você usa?
Então, ele pode fazer você levar mais tempo no processo de produção, ele pode alterar o sabor final do seu brigadeiro, ele pode influenciar no tempo de validade dos seus docinhos.
Não estou falando que você não deva aproveitar as promoções, mas estabeleça alguns padrões de qualidade para os ingredientes que você vai utilizar.
Voltando ao leite condensado, padronize aqui a qualidade que ele precisa ter, como o teor de gordura, se é semidesnatado, ou integral, quantidade na embalagem, e só então se o produto que está em promoção cumprir seus requisitos de qualidade você compra.
Viu um produto novo que atende seus padrões de qualidade, mas você nunca usou? Segura a mão antes de investir, compre uma pequena quantidade, faça testes e só depois compre em grande escala.
Afinal, ninguém quer perder dinheiro por conta de uma compra por impulso.
Armazenamento
Brigadeiro ressecado, açucarado, puxa-puxa…
Outro fator que altera o seu brigadeiro gourmet é o armazenamento errado.
depois de totalmente fria a massa do brigadeiro deve sempre ser armazenada em contato com plástico filme, em potes bem fechados.
Você pode enrolar antes desse processo, ou guardar em blocos e enrolar na hora de usar a massa, elas podem ser armazenadas em geladeira, ou congeladas.
Os brigadeiros congelados, devem ser tirados do congelador e deixados em geladeira por um período, só então devem ir para temperatura ambiente antes de serem manuseados e enrolados.
Os que estão em geladeira, devem ser deixados em temperatura ambientes por um período antes de serem manuseados e enrolados.
Os brigadeiros, já confeitados, devem ficar em temperatura ambiente até a hora do consumo.
Validade
A validade do brigadeiro, depende do sabor, e do armazenamento correto.
Um brigadeiro que leva frutas frescas em sua receita, terá menos tempo de vida se comparado a um brigadeiro que leva saborizante.
Mas de regra geral, em temperatura ambiente até 3 dias.
Se ele for embalado corretamente, ele dura em média 1 semana na geladeira, e até 3 meses em freezer.
Embalagens
Que a embalagem correta faz diferença nós já sabemos, mas vamos considerar aqui três tipos de embalagens:
- As embalagens para armazenamento do brigadeiro pronto;
- As embalagens para transporte e
- As embalagens para venda.
As embalagens para armazenamento do brigadeiro pronto
Essas são as embalagens que você utilizará para guardar seu brigadeiro gourmet, ela não precisa ser bonita nem elaborada, mas ela precisa ter uma boa vedação.
Sempre coloque a massa do seu brigadeiro em contato com o plástico filme, muito bem vedado e depois em uma outra embalagem que pode ser um pote de plástico, ou um saco de plástico devidamente fechado.
Para uma grande produção, é interessante investir em uma seladora para vedar as embalagens plásticas
As embalagens para transporte
Elas estão associadas a vendas para festas e eventos.
Essas embalagens precisam ser práticas; geralmente são de papelão como aquelas utilizadas por pizzaria, precisam ter segurança no transporte, e precisam ter uma boa apresentação.
O cliente final que compra em grande quantidade, geralmente descartará essa embalagem e colocará os brigadeiros como parte da decoração de uma festa ou evento.
As embalagens para venda
Aqui entra as embalagens para venda direta, onde você oferece o produto para o cliente final.
Essas embalagens precisam mostrar o produto, e serem fáceis de manusear, geralmente são descartáveis, transparentes, mas nem por isso deixam de ter um certo charme.
Também temos nessa categoria as embalagens para personalizados. É aqui que a criatividade mora.
E como eu gosto dessas embalagens!
Grandes, pequenas, de plástico de papelão, feitas a mão, industrializadas….. o céu é o limite para essas lindezas de embalagens personalizadas!
Canais de vendas
Existem vários canais de vendas.
E aqui eu quero trazer alguns para você que está começando a venda de brigadeiros gourmet.
- Venda direta;
- Venda para amigos e familiares
- Vendas para eventos
- Vendas em plataformas de delivery
Venda direta
É quando você oferece o produto para o cliente final, sem estabelecer uma relação de fidelidade desse cliente, a venda de rua é o melhor exemplo disso.
Você vende em um local de grande fluxo de pessoas para alguém que muitas vezes não verá de novo.
Venda para amigos e familiares
A maioria começa aqui, vendendo para amigos e familiares, também vendendo no trabalho e faculdades.
Aqui você já consegue criar um ponto de contato com o seu cliente, uma troca de WhatsApp, seguir em redes sociais, pegar encomendas para datas especiais, ser recomendado para uma outra pessoa, e ter vendas recorrentes.
Vendas para eventos e festas
O que você precisa saber é que aqui você trabalhará com grande volume de produção.
Sua organização e processos de produção precisam estar alinhados com essa grande demanda.
Aqui é onde está o maior trabalho, mas também a maior oportunidade de expandir seu negócio, e viver só da venda de brigadeiros gourmet.
Vendas em plataformas de delivery
A sazonalidade mora aqui.
Sim, tem dias que terão 50 vendas e tem dias que terão 5 vendas.
Um bom planejamento de compras e produção precisam ser bem elaborados, como um bom controle de estoque tanto de materiais quanto de brigadeiros prontos e armazenados.
Divulgação
E é aqui que muitas confeiteiras que iniciam as vendas de brigadeiros gourmet empacam.
Uma boa divulgação consiste em ser visto.
E eu deixo aqui uma pergunta para você se fazer: onde meus potenciais clientes estão?
Eles podem estar no seu trabalho no seu local de estudo, na rua mais movimentada da cidade, mas uma coisa todos tem em comum: eles usam as redes sociais.
“A sua divulgação começa na sua embalagem”
Um Instagram com belas fotos, um WhatsApp business que te sirva de canal de venda e relacionamento com seu cliente, um Facebook usado para divulgar em grupos de vendas de sua cidade, tudo isso é importante e você deve investir parte do seu tempo para mexer nas redes sociais, elas serão sua vitrine.
Mas nada disso será muito efetivo se seu cliente não saber que você está lá!
Um rótulo ou um cartão entregue junto com o produto para seu cliente, é a melhor divulgação que você pode fazer e transformar esse cliente em cliente que compra sempre!
Nesse rótulo você deve colocar suas informações de contato, pedir para seguir no Instagram, anunciar um programa de recompensa para vendas recorrentes ou indicação.
Um cliente fidelizado e satisfeito te trará mais dez clientes.
Investimento inicial
Mas calma, antes de sair por aí comprando ingredientes, panelas e embalagens, coloque seu plano de negócios no papel.
Nele deve conter quais receitas você quer ter no seu cardápio, quais os processos produtivos, onde você vai armazenar como vai controlar seu estoque, que tipo de venda quer fazer (venda de rua, festas e eventos, plataformas de delivery) quais os canais de divulgação que você vai usar (e prepara-los para isso); agora sim, você está preparado para fazer seu investimento inicial.
Com a receita certa, com os processos certos, com os objetivos de vendas e divulgação bem definidos, você saberá exatamente em quais ingredientes, embalagens e utensílios investir!
O maior investimento que você pode fazer é o conhecimento.
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Sucesso pra você,
Um abraço, lu.
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