Como começar na CONFEITARIA?
Começar na confeitaria e ter seu próprio negócio, pode ser uma ótima ideia para lucrar um extra ou até mesmo fazer disso uma profissão, porque não?
No entanto, estabelecer as bases para um negócio de confeitaria lucrativa não é tão simples quanto parece.
Neste post, mostraremos as 7 etapas que você precisa seguir ao iniciar um negócio de confeitaria do zero.
A ideia é ajudá-lo a evitar armadilhas comuns, permitindo que você alcance o sucesso muito mais rápido.
Vamos começar?
Etapa 1: Planejamento
Comece determinando qual produto seria o mais viável para você produzir nesse momento. Neste ponto, você vai querer saber o seguinte:
Prós e Contras
Avaliar as desvantagens de um negócio de confeitaria permitirá que você conheça os desafios que provavelmente encontrará. Avaliar as vantagens do negócio fornecerá a motivação que você precisa para começar.
Abaixo estão os prós e contras de trabalhar com confeitaria:
Prós
- É bom satisfazer os desejos de um amante de doces enquanto ganha dinheiro ao mesmo tempo;
- Baixo capital inicial necessário;
- É fácil criar fidelidade à marca e, portanto, o negócio tem uma alta taxa de retenção de clientes;
- Renda regular graças à demanda consistente por doces.
Contras
- Os concorrentes podem facilmente copiar sua receita.
- Pode ser um desafio administrar uma confeitaria, especialmente se você for um empreendedor individual.
Tendências do Setor
Agora que você conhece os contras e os prós do negócio, você vai querer se familiarizar com as tendências do setor. Dessa forma, você pode saber para qual direção o setor está indo e como posicionar seu negócio para aproveitar as oportunidades disponíveis.
O tamanho do mercado de confeitaria no brasil é enorme, e está em expansão, doces são a compra mais comum para comemorações de aniversários, chá revelação, casamentos, festas de fim ou apenas para aquela sobremesa de domingo com a família. mas aqui que vem a pergunta, como começar na confeitaria ?
Quanto custa para começar na Confeitaria?
Custa muito pouco para iniciar um negócio de confeitaria.
A maioria das pessoas começam investindo um pequeno capital na compra dos ingredientes e usando os equipamentos domésticos e com o tempo vão investindo no próprio negócio, o importante é começar, dar o primeiro passo ainda é o maior capital que você colocará de início.
Você também pode reservar uma pequena parte do seu lucro para divulgar seu trabalho, hoje é muito comum promover uma publicação quer seja ela no facebook ou Instagram, criando seu posicionamento online e atraindo novos clientes.
Quanto você pode ganhar com um negócio de Confeitaria?
O céu é o limite. SIM! Você pode faturar muito produzindo doces em sua cozinha, usando seus equipamentos domésticos, começando com o que você tem e uma boa receita.
Etapa 2: Trace um Plano de Fabricação
Algumas coisas que você deve abordar nesta fase incluem:
Identifique uma Oportunidade
Você pode identificar uma oportunidade de negócio para vender doces em sua cidade, pesquisando sobre o que as pessoas estão comprando, pesquise os doces mais vendidos para entender o que se destaca. Faça uma análise sobre as grandes empresas e seus produtos.
Determine seus Produtos e Serviços
A Confeitaria vem em uma variedade de texturas, quebradiço e duro, macio a mastigável, eles também estão disponíveis em tamanhos diferentes.
Decidir o tipo de doces que você quer vender é essencial porque, por extensão, permite definir para quem vender.
Algumas idéias do que você pode produzir e vender:
- Brigadeiro
- Brownie
- Cookies
- Trufas
- Bombons e barrinhas
- Geladinho
- Churros
- Palha Italiana
- Pudins
- Bolos da vovó, no pote, caseirinhos, Bentô, decorados, em fatias,gelados…
- Cupcakes
- Cones Trufados
- Ovos de Pascoa
- Pão de Mel
- Alfajor
- Panetones
- Macarrons
- Donuts
- Suspiro
- Biscoitos Decorados
- Pipoca Gourmet
- Biscoitos e Bolachas
- Copos da Felicidade
entre outros!
Quanto Você deve Cobrar por seus DOCES?
Os preços dos doces variam de acordo com o tamanho e o tipo. Mas a conta inicial para você fazer é: some todos os seus custos na fabricação do seu produto e coloque mais 100%, assim você terá o lucro do seu trabalho.
Identifique seu Cliente
Identificar seu cliente, permite que você se concentre em produzir o que provavelmente ele comprará de você. Também permite que você trace estratégias para alcançar novos clientes.
Escolha o seu Estabelecimento Comercial
A localização de qualquer negócio desempenha um papel significativo na atração de clientes. Também tem um grande impacto nos custos e receitas.
A princípio, você pode administrar seu negócio de confeitaria em casa, enquanto se concentra em conquistar seus primeiros clientes. À medida que seu negócio cresce, você vai querer se mudar para uma instalação comercial.
Dependendo da rapidez com que sua empresa cresce, você também pode precisar de contratar funcionários e alugar lojas para montar lojas especializadas da marca.
Etapa 3: Escolha um Nome Comercial
Ao escolher um nome comercial, você quer um que reflita o que sua empresa faz. Um nome de empresa atraente e memorável pode ajudar a construir o reconhecimento da marca.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a escolher o nome perfeito para o seu negócio:
- Evite nomes difíceis de soletrar
- Evite nomes que possam ser limitantes à medida que sua empresa cresce
- Opte um nome fácil de pronunciar
- Que seja um nome consistente com sua marca
- Escolha um nome exclusivo para sua empresa
- Evite um nome muito parecido com o nome do seu concorrente
- Escolha um nome fácil de lembrar
Etapa 4: Criar um Plano de Negócios
Escrever um plano de negócios e revisá-lo regularmente permite determinar o que você precisa fazer para atingir seus objetivos e obter sucesso. O planejamento de negócios consiste em estabelecer metas regularmente, acompanhar essas metas e fazer alterações sempre que necessário.
Etapa 5: Abra uma Conta Bancária Comercial
Pode parecer desnecessário, mas ter uma conta destinada apenas as transações do seu negócio, e ajuda a ver seus custos e lucros, e assim você consegue ter mais clareza sobre os seus gastos pessoais e os de sua confeitaria.
Etapa 6: Prepare-se para Crescer
Bom, agora você já começou, está vendendo, e obtendo seus primeiros lucros, é hora de aprimorar, busque conhecimento, sobre o que você produz, mas também sobre estratégias para alavancar seus lucros através das redes sociais, são elas que serão sua grande aliada na hora de fechar uma venda.
Ter um Instagram como vitrine do que você produz, aprender tirar boas fotos, a usar o whatsapp para vendas, mostrar seu trabalho a sua comunidade através do facebook, tudo isso te ajudará a consolidar-se no mercado de confeitaria e obter todo sucesso que você merece.
Etapa 7: Venha para nossa COMUNIDADE.
Começar na confeitaria pode ser um desafio e tanto.
Sim, nós temos uma comunidade no telegram de ajuda para iniciantes, para participar, CLIQUE AQUI.
Sucesso pra você, te encontro na comunidade.
Um abraço, Lu.
Seja o primeiro a comentar!